Ecolimpeza - projeto de extensão

2022-08-24

Como forma de contribuir para a preservação dos recursos naturais na região de sua inserção, o IFSP Campus Boituva por meio do NEADS – Núcleo de estudos e Pesquisas Aplicadas ao Desenvolvimento Sustentável (NEADS), lançou em julho de 2022 a campanha “Coleta de Óleo Usado”.

Esta campanha visa estimular a comunidade do campus a armazenarem seu óleo de cozinha usado em recipientes e trazerem até o campus, onde o mesmo receberá destinação correta.

Em seguida o óleo coletado será destinado a confecção de sabões artesanais pelo projeto de extensão ECOLIMPEZA, cuja bolsista em extensão é a aluna do curso técnico de logística Ana Beatriz Viana.

Havendo excedentes, estes poderão ser direcionados às empresas devidamente licenciadas que ficarão responsáveis por darem um novo

O município certamente será beneficiado pelo ganho ambiental da não contaminação dos mananciais. Assim o projeto visa contribuir com a diminuição da poluição, sensibilizar a população sobre os problemas ambientais que o descarte incorreto deste resíduo pode causar ao ambiente.

 A segunda etapa do projeto visa ofertar oficinas de confecção de sabão, produzidos a partir do óleo usado, abrindo oportunidades de maior coleta consciente e aproveitamento do óleo. As ações do projeto ECOLIMPEZA cumprem alguns dos objetivos da Agenda 2030, demonstrando a preocupação do IFSP e do NEADS, com as questões ambientais e sociais, promovendo o desenvolvimento local sustentável.