Batalha de Robôs. Uma abordagem PBL (Aprendizagem Baseada em Projetos).Robot competition. A PBL (Project based Learning) approach.
Palabras clave:
Aprendizagem baseada em Projetos. Aprendizagem Significativa. Aprendizagem baseada em problemas.Resumen
As transformações no mundo trabalho no séc. XXI demandam atualização da formação profissional, uma vez que os avanços tecnológicos são cada vez maiores e mais frequentes sob o risco de as instituições entregarem ao mercado profissionais sem as habilidades necessárias. A PBL ou Aprendizagem Baseada em Projetos tem se mostrado como uma ferramenta importante na motivação e engajamento de estudantes à medida que facilita a sedimentação dos conhecimentos adquiridos. Este trabalho relata um exemplo de aplicação da metodologia PBL. Os resultados confirmam as potencialidades advindas da aplicação da metodologia em contribuir com a formação profissional ao colocar o estudante sob desafio, mas, ao mesmo tempo, guiá-lo no processo.
Referencias
ALMULLA, M. A. The Effectiveness of the Project-Based Learning (PBL) Approach as a Way to Engage Students in Learning. Sage Open, v. 10, n. 3, p. 2158244020938702, 1 jul. 2020.
ASTUTI, I. D.; TOTO, T.; YULISMA, L. MODEL PROJECT BASED LEARNING (PjBL)
TERINTEGRASI STEM UNTUK MENINGKATKAN PENGUASAAN KONSEP DAN AKTIVITAS BELAJAR SISWA. Quagga: Jurnal Pendidikan dan Biologi, v. 11, n. 2, p. 93–98, 30 jul. 2019.
CAPRARO, R. M. (ED.). Project-based learning: an integrated science, technology, engineering, and mathematics (STEM) approach. Rotterdam: Sense Publishers, 2009.
FITRI, M.; YUANITA, P.; MAIMUNAH, M. Pengembangan Perangkat Pembelajaran Matematika Terintegrasi Keterampilan Abad 21 Melalui Penerapan Model Problem Based Learning (PBL). Jurnal Gantang, v. 5, n. 1, p. 77–85, 31 mar. 2020.
JAYADI, A.; PUTRI, D. H.; JOHAN, H. IDENTIFIKASI PEMBEKALAN KETERAMPILAN ABAD 21 PADA ASPEK KETERAMPILAN PEMECAHAN MASALAH SISWA SMA KOTA BENGKULU DALAM MATA PELAJARAN FISIKA. Jurnal Kumparan Fisika, v. 3, n. 1 April, p. 25–32, 29 abr. 2020.
KRISTIYANTO, D. Peningkatan Kemampuan Berpikir Kritis dan Hasil Belajar Matematika dengan Model Project Based Learning (PJBL). Mimbar Ilmu, v. 25, n. 1, p. 1–10, 19 abr. 2020.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os conteúdos submetidos e publicados na Revista NEADS são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, mesmo que reservado aos editores do periódico o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas de publicação na Revista NEADS.